Esse é o tipo de bolo que dá até dó de comer, de tão fofo que fica! Já fiz esse bolo há um tempo atrás e postei a foto no instagram, mas desta vez achei que ficou melhor, principalmente a textura massa, por isso quis compartilhar com vocês.
O recheio que usei nesse é o mesmo recheio do bolo de leite ninho que é delicioso, mas eu também sugiro o recheio do mini naked cake de frutas vermelhas que foi o que usei da primeira vez que fiz o bolo. Mas você também pode rechear com brigadeiro branco, beijinho, chantilly, ou qualquer recheio de cor clara.
Não sou muito a favor do uso de corantes artificiais em excesso, porque faz mal à saúde, mas neste bolo não vai muito.
Para o pão-de-ló:
6 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de emulsificante (aquele de fazer sorvete)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Corante em gel para colorir a massa
Para o recheio de leite ninho:
100 gramas de manteiga sem sal em ponto de pomada
1/2 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) de leite ninho em pó
1/2 caixinha de creme de leite bem gelado
Glacê de leite ninho (cobertura):
1/2 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) de leite em pó
1/2 caixinha de creme de leite gelado
1/2 colher (sopa) de emulsificante
Preparo da massa:
1. Coloque todos os ingredientes na batedeira, exceto o corante e fermento e bata por 5 minutos.
2. O emulsificante vai fazer com que incorpore bastante ar na massa deixando-a bem volumosa e leve, por isso sua tigela da batedeira não pode ser pequena.
3. Por último, adicione o fermento em pó e bata mais um pouco para misturar.
4. Divida a massa em 5 potes, em porções iguais, e coloque algumas gotinhas de corante em cada parte da massa. Misture bem para ficar uniforme. Eu usei corante amarelo, rosa, azul, verde e violeta.
5. Não exagere no corante, porque depois de assado fica mais escuro.
6. Eu distribuí a massa em formas de 17 cm de diâmetro, e deu certinho para a altura que eu queria. Unte apenas o fundo da forma (as laterais não) e forre apenas o fundo com papel manteiga, isso vai facilitar na hora de desenformar. Como eu tenho 3 assadeiras, assei primeiro 3 massas e depois 2.
7. Asse em forno pré-aquecido à 180-200 graus, por aproximadamente 25 minutos até a massa ficar douradinha em cima, mas sempre faça o teste do palito para ter certeza que não está cru por dentro.
8. Espere as massas esfriarem um pouco e solte as laterais passando uma espátula ou faca nas bordas da forma, com cuidado para não estragar o bolo. Desenforme e retire o fundo de papel manteiga com cuidado para não quebrar a massa.
9. Nivele o topo as massas se precisar.
10. Eu montei o bolo na mesma forma que assei a massa, ela tem fundo removível (facilita muito), mas com acetado nas laterais para ficar bem retinho. Se você não tiver o acetado pode forrar a forma com um plástico. Porém o acetato é melhor pois você pode ajustá-lo ao tamanho do bolo, já que depois que desenformamos a massa, fica um pouco menor que a forma.
11. Para montar o bolo, coloque uma massa na forma, espalhe uma camada fina de recheio, coloque outra massa e pressione delicadamente. Repita esse processo até a ultima cor. Finalize sempre com o fundo da massa para cima, para ficar mais reto.
12. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por umas 3 horas ou de um dia para o outro antes de cobrir, essa etapa é bem importante para o acabamento do bolo.
Preparo do recheio:
1. Na batedeira, bata o leite condensado com a manteiga até formar um creme mais clarinho.
2. Continue batendo e adicione o leite ninho aos poucos, espere até misturar tudo, se precisar raspe as bordas com uma espátula.
3. Adicione o creme de leite gelado e bata mais um pouco para misturar.
4. Cubra com um plástico e reserve na geladeira até a hora de usar.
5. Quando tirar da geladeira para rechear o bolo, misture para amolecer um pouquinho, porque como vai manteiga ele fica mais firme.
Preparo da cobertura:
1. Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata em velocidade média/alta por aproximadamente 3 minutos, até formar um glacê parecido com merengue.
Montagem:
- Eu monto meus bolos na mesma forma que asso as massas e elas tem fundo removível, o que facilita bastante. Antes de montar, coloco uma faixa de acetato nas laterais da forma, assim o bolo fica bem reto. Se você não tiver o acetado, pode forrar a forma com um plástico, porém o acetato é melhor, pois você pode ajustá-lo ao tamanho do bolo, já que depois que desenformamos a massa, fica um pouco menor que a forma.
- Para montar o bolo, coloque uma massa na forma, espalhe uma camada fina de recheio, coloque outra massa e pressione delicadamente. Repita esse processo até a ultima cor. Finalize sempre com o fundo da massa para cima, para ficar mais reto.
- Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por umas 5 horas ou de um dia para o outro antes de cobrir, essa etapa é bem importante para o acabamento do bolo.
- Antes de cobrir, retire o acetato do bolo e coloque no prato que você vai servir. Eu uso o fundo de uma forma para ajudar a transferir o bolo para o prato.
- Reserve um pouquinho do glacê em um saco de confeitar com o bico pitanga de sua preferência para finalizar a decoração do bolo. Usei o 6B da Wilton.
- Espalhe o glacê em todo o bolo, e alise com uma espátula.
- Finalize com o bico de confeitar e decore com confeitos coloridos.