Pense em um pão-de-ló bem fofinho, molhadinho e recheado com um creme bem gostoso: esse é o bolo de leite ninho, digno de festa, porque ele é tão bom que merece ser compartilhado.
Espero que vocês façam em casa e gostem.
Para o pão-de-ló:
6 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de água – 360 ml
1 e 3/4 xícara (chá) de açúcar – 350 g
1 pitada de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada – 450 g
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) cheia de emulsificante (aquele de fazer sorvete)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Para o recheio de leite ninho:
200 gramas de manteiga sem sal em ponto de pomada
1 lata de leite condensado
10 colheres (sopa) de leite ninho em pó
1 caixinha de creme de leite bem gelado 200g
Glacê de leite ninho (cobertura):
1/2 lata de leite condensado
5 colheres (sopa) de leite em pó
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 colher (sopa) de emulsificante
Preparo da massa:
1. Coloque todos os ingredientes na batedeira, exceto o fermento, e bata por 5 minutos, ou até a massa ficar 3 vezes maior. O emulsificante vai fazer com que incorpore bastante ar na massa deixando-a bem clarinha, volumosa e leve, por isso sua tigela da batedeira não pode ser pequena.
2. Por fim, adicione o fermento em pó e bata alguns segundos para misturar.
3. Eu distribuí a massa em duas formas de 20 cm de diâmetro por 7 cm de altura, mas se você quiser um bolo maior, pode colocar a massa em uma forma de 23 cm de diâmetro por 10 cm de altura, ou maior. Unte apenas o fundo da forma (as laterais não) e forre só o fundo também com papel manteiga, para facilitar na hora de desenformar.
4. Asse em forno pré-aquecido à 180-200 graus por aproximadamente 50 minutos, até a massa ficar bem douradinha, mas sempre faça o teste do palito para ter certeza que não está cru por dentro.
5. Depois que sai do forno a massa abaixa um pouco, mas não se preocupe porque continua perfeita para trabalhar.
6. Espere amornar e solte as laterais da massa passando uma espátula ou faca nas bordas da forma, com cuidado para não estragar o bolo. Desenforme com cuidado (levante devagar) e retire o fundo de papel manteiga, com cuidado também, para não sair pedaços de massa junto.
7. Corte cada massa em 3 camadas, mas no total vamos usar 4 partes porque vamos fazer 3 camadas de recheio, mas você pode fazer com 5 partes de massa, basta dividir o recheio em 4 camadas para distribuir por igual.
8. Guarde o fundo massa mais bonita para o topo do bolo ficar bem retinho.
9. Eu montei o bolo na mesma forma que assei a massa, ela tem fundo removível (facilita muito), mas com acetado nas laterais para ficar bem retinho. Se você não tiver o acetado pode forrar a forma com um plástico. Porém o acetato é melhor porque você pode ajustar ele ao tamanho do bolo.
10. Para montar o bolo, coloque uma massa na forma devidamente forrada, umedeça com a calda, espalhe uma camada de recheio e repita esse processo terminando com a massa mais bonita que você separou.
11. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira de um dia para o outro antes de cobrir, essa etapa é bem importante para o acabamento do bolo.
Preparo do recheio:
1. Na batedeira, bata o leite condensado com a manteiga até formar um creme mais clarinho.
2. Continue batendo e adicione o leite ninho aos poucos, espere até misturar tudo, se precisar raspe as bordas com uma espátula.
3. Adicione o creme de leite gelado e bata mais um pouco para misturar.
4. Cubra com um plástico e reserve na geladeira até a hora de usar.
Preparo da cobertura:
1. Coloque todos os ingredientes na tigela da batedeira e bata em velocidade média/alta por aproximadamente 3 minutos, até formar um glacê parecido com merengue.
2. Antes de cobrir, retire o bolo do acetato e coloque no prato que você vai servir, com a ajuda de uma espátula larga.
3. Reserve um pouquinho do glacê em um saco de confeitar com o bico de sua preferência para finalizar a decoração do bolo.
4. Espalhe o glacê em todo o bolo, e alise com uma espátula.
5. Finalize com o bico de confeitar, decore com raspas de chocolate branco ou confeito de sua preferência.
Montagem:
1. Divida cada massa em 3 camadas, mas no total vamos usar 4 partes porque vamos fazer 3 camadas de recheio, mas você pode fazer com 5 partes de massa, basta dividir o recheio em 4 camadas para distribuir por igual.
2. Guarde o fundo massa mais bonita para o topo do bolo ficar bem reto.
3. Eu montei o bolo na mesma forma que assei a massa, ela tem fundo removível (facilita muito), e coloquei um acetado nas laterais para ficar bem retinho. Você pode encontrar acetado em grandes papelarias, mas se você não tiver pode forrar a forma com um plástico. Porém o acetato é melhor porque você pode ajustar ele ao tamanho do bolo.
4. Para montar o bolo, coloque uma massa na forma de fundo removível, umedeça com a calda de sua preferência, espalhe uma camada de recheio e repita esse processo terminando com a massa mais bonita que você separou.
5. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira de um dia para o outro antes de cobrir, essa etapa é bem importante para o acabamento do bolo.