Faz tempo já que fiz esse bolo, mas guardei a receita para postar aqui no blog quando ele finalmente fosse inaugurado. Vi ele no site “Let the Baking Begin!” e fiquei com vontade de fazer (e comer), mas não segui a receita deles, porque tenho um sério problema em seguir receitas, mas me inspirei na ideia e na foto.
Para a massa:
3 ovos
1 e 1/3 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de extrato ou essência de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3/4 xícara (chá) de cacau em pó (pode usar chocolate em pó também)
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
Bata os ovos com o açúcar e a baunilha na mão com um fouet ou na batedeira até ficar fofo, acrescente o óleo e bata mais um pouco até misturar bem. Adicione a farinha de trigo e o cacau em pó intercalados com o leite e misture bem, depois por ultimo acrescente o fermento em pó e mexa até misturar. Unte e enfarinhe as assadeiras e distribua a massa de forma igual. Eu usei 3 assadeiras pequenas de 13x7cm. Forre o fundo com papel manteiga para ajudar a desenformar. Asse em forno pré aquecido a 180-200ºC de 20 a 30 minutos, ou até que espetando um palito saia limpo. Deixe esfriar um pouco para desenformar e reserve.
Recheio e cobertura:
300 gramas de chocolate meio amargo picado
1 pote de nutella (350 gramas)
1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
1 xícara de Avelãs (com ou sem casca) tostadas e trituradas para cobrir a borda do bolo (usei amêndoas)
Alguns bombons ferrero rocher para decorar
Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, adicione o creme de leite e misture bem, depois acrescente a nutella e misture até formar um creme brilhoso. Leve à geladeira para dar uma endurecida, ou deixe em temperatura ambiente até atingir uma textura boa para rechear e cobrir o bolo. Cuidado para não ficar muito duro na geladeira, se isso acontecer coloque no microondas por alguns segundos para amolecer.
Montagem:
Depois que as massas estiverem frias alinhe-as com uma faca de pão, tirando o excesso. Com as sobras de massa você pode fazer cake pops. Guarde a massa mais bonita para o topo, pois ajuda no acabamento. Coloque uma massa, umedeça com a calda que preferir e coloque uma camada de recheio, para facilitar na hora de rechear o bolo coloque o recheio em um saco de confeitar, pode ser sem bico, assim você não precisa ficar espalhando com uma espátula. Cubra com outra massa umedecida, dando uma apertadinha com as mãos para ficar uniforme, se escapar recheio não tem problema porque vamos usar o mesmo para cobrir depois. aplique o recheio novamente e cubra com a ultima massa. Espalhe o recheio/cobertura por toda a superfície do bolo até cobri-lo todo. Guarde um pouco de cobertura para decorar com o bico. Coloque as castanhas trituradas na palma da mão e pressione sobre as bordas do bolo até cobrir tudo. Você pode substituir as castanhas por casquinha de sorvete triturada, como foi feito na receita original. Coloque o restante da cobertura em um saco de confeitar com bico pitanga ou outro de sua preferência, decore o topo do bolo e finalize com o ferrero rocher.
Rende um bolo pequeno que serve de 8 a 10 fatias.