Eu sempre gostei muito do bolo floresta negra, mas posso contar nos dedos as vezes que comi, porque aqui em casa o preferido sempre foi Martha Rocha, então nunca fazíamos ou comprávamos floresta negra, no máximo eu comi em aniversários que fui.
Esse bolo foi um erro que deu certo, eu diria que é quase um bolo floresta negra por causa da cereja, mas como tem os brigadeiros na cobertura dei o nome de “Bolo trufado com cereja e tubetes”.
Era pra ser só um bolo de chocolate com recheio de ganache, mas como eu sempre faço esse bolo resolvi acrescentar as cerejas em calda e um pouco de kirsch (bebida resultante da destilação de suco fermentado de cereja negra) no recheio e cobertura para mudar um pouco o sabor. Posso garantir que se você gosta de cereja vai adorar esse bolo.
Para a massa:
2 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de cacau em pó (pode ser chocolate em pó)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
Preparo:
1. Aqueça o forno a 180-200 graus.
2. Unte com manteiga e enfarinhe duas assadeiras de 13 cm de diâmetro. As minhas assadeiras tem fundo removível, então eu forro o fundo com papel manteiga, para isso eu retiro o fundo, marco sobre um papel manteiga e recorto, facilita na hora de desenformar. (caso queira fazer um bolo maior duplique todos os ingredientes.
3. Bata os ovos e o açúcar com um fouet ou na batedeira até misturar bem, em seguida acrescente a manteiga e bata mais um pouco.
4. Adicione a farinha de trigo, a essência de baunilha, o cacau em pó e intercale com o leite. Misture tudo e por ultimo acrescente o fermento em pó.
5. Distribua a massa nas duas assadeiras untadas e leve para assar por aproximadamente 50 minutos, ou até que ao enfiar um palito de dente no centro da massa saia limpo.
6. Espere esfriar um pouco e desenforme.
7. Iguale os bolos cortando a parte que cresce em excesso, para que ele fique reto na hora de montar.
Recheio e cobertura:
250 gramas de chocolate meio amargo picado
120 gramas de creme de leite de caixinha (um pouquinho mais da metade da caixa)
4 colheres (sopa) de kirsch (ou rum)
1 vidro pequeno de cereja ao marrasquino (não usei tudo)
Preparo:
1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
2. Adicione o creme de leite e misture bem,depois acrescente o kirsch ou rum e misture.
3. Coloque na geladeira até endurecer um pouco, caso fique muito duro coloque no microondas por alguns segundos para dar uma amolecida. Não pode ficar muito mole para não escorrer e nem muito duro ao ponto de não conseguir espalhar.
Para o brigadeiro e decoração:
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga
Granulado para decorar
Aproximadamente 40 tubetes cobertos com chocolate para decorar
Preparo:
1. Coloque o leite condensado, a manteiga e o cacau em pó em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo mexendo sem parar até que dê ponto de brigadeiro.
2. Deixe esfriar, leve à geladeira por 1 hora, depois enrole os brigadeiros e passe no granulado. Reserve.
Montagem:
1. Umedeça a massa de bolo com a calda da cereja, se preferir misture um pouquinho de água na calda para não ficar muito doce.
2. Coloque uma massa no prato que deseja montar o bolo, distribua uma parte do recheio (guarde metade para cobertura) e coloque as cerejas escorridas e picadas.
3. Cubra com a outra massa já umedecida na parte de dentro e aplique a cobertura. O acabamento não precisa ser perfeito pois os tubetes vão cobrir. Tente deixar mais ou menos da altura dos tubetes.
4. Preencha toda a lateral do bolo com os tubetes pressionando um pouco para que grudem na cobertura e decore o topo com os brigadeiros enrolados.
Rende um bolo pequeno de 8 a 10 fatias.