Esse doce simples que só leva leite condensado, chocolate e manteiga tem poder altamente viciante, só pode! Sim, brigadeiro é meu doce preferido, mas isso não é novidade, porque dificilmente um brasileiro não gosta de brigadeiro (sei que tem excessões).
Hoje em dia o mundo da confeitaria está tão criativo, cada dia aparece um sabor novo, eu amo os novos sabores e sou completamente a favor, mas todos nós sabemos que brigadeiro é BRIGADEIRO.
Essa é a primeira receita de brigadeiro aqui do blog, resolvi começar pela mais deliciosa e única de todas, e eu posso jurar para vocês que o meu brigadeiro é o melhor do mundo (pelo menos pra mim, minha irmã e minha mãe).
Neste post vou dar umas dicas que eu fui aprendendo com tempo, para que o seu brigadeiro também seja o melhor do mundo, nem que seja na sua casa!
Tempo de preparo: 120 minutos
Rendimento: de 15 a 30 unidades (depende do tamanho)
Validade: 10 dias
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
Granulado para decorar
Preparo:
- Em uma panela, coloque todos os ingredientes (exceto o granulado).
- Leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, e quanto mais quente vai ficando com mais frequência você deve mexer.
- Quando começar a ferver é preciso mexer sem parar, em todos os cantos da panela, para não correr o risco de queimar. Normalmente o ponto do brigadeiro é quando desprende do fundo da panela, mas comigo nunca deu muito certo, meu brigadeiro ficava mole na hora de enrolar. Por isso, depois que solta do fundo da panela eu ainda cozinho por mais uns 4 ou 5 minutos, para garantir que o ponto vai ficar bom.
- Coloque o brigadeiro em um prato untado com manteiga, cubra com um plástico filme em contato com o doce, espere esfriar um pouco e leve à geladeira por pelo menos 1 hora, fica mais firme e facilita na hora de enrolar. Você pode acelerar o processo de resfriamento colocando no freezer.
- Unte as mãos com manteiga e enrole os docinhos.
- Em seguida envolva-os no granulado (usei o vermicelli ao leite da Callebaut), coloque em forminhas e seja feliz.
Dicas para o brigadeiro perfeito:
- Lembrando que cacau em pó é cacau puro, não tem adição de açúcar. Chocolate em pó tem uma porcentagem de açúcar e outra de cacau em pó.
- Eu só uso cacau em pó, por isso coloco só 1 e 1/2 colher (sopa) na receita do brigadeiro, mas isso vai do gosto de cada um, quanto mais cacau colocar, mais acentuado fica o sabor.
- Mexa seu doce sempre com uma colher de pau ou espátula de silicone. A colher de pau não é permitida pela vigilância sanitária, mas se você fizer para comer em casa não tem problema nenhum. Nunca use uma colher de metal, pode soltar metal da panela no doce.
- Cozinhe sempre em fogo baixo, isso ajuda com que o seu brigadeiro não crie crosta no fundo da panela e fique com a textura mais uniforme.
- Tente usar uma panela grossa, distribui melhor o calor.
- Procure sempre usar um leite condensado de boa qualidade.
- Se você quer um brigadeiro com mais gosto de chocolate e menos doce, não troque o cacau em pó por achocolatado, pois tem mais açúcar do que cacau.
- Também fica muito bom com chocolate em pó 50% cacau ou chocolate em barra meio amargo.
- A pitada de sal não é obrigatória, mas ajuda a equilibrar o sabor.
- Eu unto as mãos com manteiga para enrolar os docinhos mas algumas pessoas preferem untar com água. Eu recomendo untar com água quando for passar em confeitos mais difíceis de aderir ao doce, como aqueles que são raspas de chocolate.
- Enrole o brigadeiro sempre gelado, pois assim a massa estará mais firme e ele ficará mais redondinho.
- Para que seus docinhos fiquem com um acabamento mais bonito, depois de enrolar e passar no confeito, dê uma leve boleada, sem colocar força nas mãos, para que os confeitos se encaixem bem e o doce fique bem redondinho.
- Uma dica para o brigadeiro durar mais tempo sem açucarar é adicionar 1 colher (sopa) de glucose de milho transparente ou açúcar invertido (na hora do cozimento).
- Eu sempre uso confeitos de chocolate puro (como os da Callebaut), porque valoriza ainda mais o sabor do brigadeiro, mas são bem mais caros que os granulados comuns. Uma dica legal, caso você não tenha esses confeitos em casa, é comprar uma barra de chocolate (dessas de mercado mesmo) fazer raspas ou picar, depois é só passar nos docinhos.
2 thoughts on “Como fazer brigadeiro”