Finalmente saiu aqui no blog a receita mais pedida lá no Instagram, demorou um pouquinho (talvez não tão pouco) para eu compartilhar com vocês, porque queria muito gravar em video, já que é uma receita especial.
Minha história com a coxinha é antiga, eu aprendi com a minha mãe que fazia salgados por encomenda e eu sempre ajudava. Só que ela fazia sem receita, colocava tudo na panela sem medida e dava certo. Foi assim que eu aprendi também, sem receita e também dava certo.
Minhas coxinhas já são famosas, sempre que eu postava alguma foto as pessoas me pediam muito a receita e eu não sabia passar, já que fazia tudo “no olho”. Foi então que comecei a anotar os ingredientes e adaptei com batata na massa, porque fica bem mais gostosa, crocante por fora e molinha por dentro.
A massa da coxinha é muito importante, mas o recheio faz toda a diferença, eu particularmente não gosto de recheio de coxinha sem alho e cebola, acho que o tempero é fundamental. Também acho bem importante o recheio ter cor aquela “laranjadinha”, que pode ser dada com colorau ou molho de tomate.
Ingredientes da massa:
450 ml de leite
450 ml de água
1 tablete de caldo de galinha
2 colheres (chá) de sal
50 gramas de manteiga
2 batatas grandes
500 gramas de farinha de trigo peneirada
Ingredientes do recheio:
1 peito de frango grande sem pele e sem osso
1/4 xícara (chá) de óleo
2 dentes de alho picados
1 cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de colorau (colorífico)
Sal e pimenta do reino a gosto
Cheiro verde picado a gosto
400 gramas de requeijão cremoso (para usar na hora de rechear a coxinha)
Para empanar:
1 xícara (chá) de leite
Farinha de rosca
Modo de preparo da massa:
- Descasque as batatas, corte em 4 e cozinhe até ficar bem macia. Amasse ainda quente e reserve.
- Em uma panela grande, coloque a água, o leite, o caldo de galinha, o sal, a manteiga e a batata.
- Quando levantar fervura adicione a farinha de trigo de uma só vez e misture com uma espátula firme ou colher de pau até desprender do fundo da panela e formar uma bola de massa.
- Coloque a massa em uma bancada levemente untada com óleo e espalhe para esfriar um pouco.
- Quando esfriar a ponto de você conseguir tocar nela, sove até ficar bem lisinha.
- Mantenha sempre coberta com um plástico para não ressecar.
Modo de preparo do recheio:
- Coloque o peito de frango na panela de pressão quando pegar pressão, cozinhe por 30 minutos, escorra e espere esfriar um pouco.
- Desfie o frango e reserve.
- Coloque o óleo em uma panela e quando aquecer adicione o alho picado. Quando o alho começar a dourar acrescente a cebola e refogue por uns 2 minutos.
- Adicione o colorau, misture e depois acrescente o frango desfiado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Quando já estiver tudo misturado, adicione o cheiro verde e misture.
- Reserve.
Montagem da coxinha:
- Pegue uma porção de massa e abra na palma da mão, deixando o centro sempre mais gordinho.
- Coloque um pouco de requeijão no centro e cubra com o frango apertando um pouco com as costas da colher para caber bastante recheio. Não exagere no requeijão, pois pode dificultar na hora de fechar a coxinha.
- Feche as bordas da massa, com cuidado para não vazar recheio, em direção ao centro e formate a coxinha.
- Para empanar, passe a coxinha no leite, escorra e em seguida passe na farinha de rosca.
- Frite em óleo quente até ficarem bem douradas.
Dicas:
- Eu não gosto de usar o caldo do cozimento do frango na massa, como a maioria das pessoas fazem, mas se você gostar pode substituir pela parte de água da receita.
- Caso aconteça da massa grudar nas mãos, unte-as levemente com óleo.
- Nunca gostei de empanar a coxinha no ovo batido, porque na hora de fritar faz muita espuma no óleo, fora que acho desnecessário, pois o ovo forma uma mistura grossa que na minha opinião só atrapalha na hora de empanar.
- Você também pode fazer uma mistura de água e amido de milho para banhar as coxinhas, no lugar do leite, o amido vai deixar a casquinha da coxinha ainda mais crocante. Para 1 xícara de água adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho, misture bem, banhe as coxinhas e passe na farinha de rosca.
- Você pode usar essa massa para qualquer salgado frito, como risoles, bolinha de queijo e croquete.
- Depois de empanadas, as coxinhas podem ser congeladas por até 2 meses, para isso organize-as em uma forma, cubra com um plástico e leve ao freezer. Assim que congelar, retire-as e coloque-as em saquinhos plásticos bem fechados.
- Quando for fritar as coxinhas congeladas, eu recomendo resfriar um pouco antes, muitas pessoas preferem fritar congeladas, porém tem mais chance do recheio ficar gelado.
2 thoughts on “Coxinha de frango com catupiry”