Esse doce de amendoim é uma receita antiga da minha tia Célia, ela fazia quando eu era criança e até hoje lembro do sabor, pois é meu doce de amendoim preferido. Já pedi várias vezes para ela me ensinar, mas eu nunca fazia e perdia a receita, hehe! Dessa vez pedi de novo a receita, tomei vergonha na cara e fiz!
Para mim é o melhor doce de amendoim, porque não é doce demais, é caseiro e a gente sabe tudo que tem nele, diferente dos industrializados que tem um monte de ingrediente.
Pesquisando na internet, notei que algumas pessoas chamam de paçoca, mas sempre conheci a paçoca pela textura esfarelada, por isso eu chamo apenas de doce de amendoim.
Espero que gostem e façam também!
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 25 unidades
Validade: 30 dias
Ingredientes:
500 g de amendoim torrado e sem pele
160 g de açúcar mascavo (1 xícara)
1 lata de leite condensado
Preparo:
- Eu comprei o amendoim já torrado e sem pele, mas achei que não era muito claro, então levei ao forno em 180 graus, por uns 15 a 20 minutos, para tostar um pouco mais. Depois esperei esfriar.
- Forre uma forma pequena com plástico filme (não precisa untar o plástico) e reserve. Eu uso uma forma quadrada de 20 x 20 cm, que tem o fundo removível, então eu forro só o fundo, depois para desenformar, descolo as laterais com uma espátula.
- Triture o amendoim no processador ou liquidificador, até formar uma farinha fina com alguns pedacinhos maiores.
- Coloque em uma panela grande, adicione o açúcar mascavo e o leite condensado.
- Misture tudo e cozinhe em fogo baixo, mexendo de tempo em tempo, para não queimar. A massa fica bem firme, exige um pouquinho de força para mexer.
- Quando a borda da panela começar a ficar ficar com uma crosta açucarada e o doce desprender do fundo, já está pronto. Não demora muito.
- Coloque na forma e alise com uma espatula para que fique o mais reto possível. Reserve até que esfrie.
- Desenforme e corte com uma faca no formato que quiser. Eu fiz quadrados pequenos e mini quadradinhos.