Empadão de frango com requeijão

Seria o empadão uma das melhores comidas desse mundo? Para mim sim, mas não podemos esquecer da coxinha, que eu já ensinei aqui no blog também, inclusive tem até vídeo!

Normalmente eu posto mais receitas de doces aqui no blog, mas isso não quer dizer que eu não ame os salgados! Na verdade eu amo tanto quanto os doces, a diferença é que muitas vezes os doces são mais fotogênicos.

Já fiz empadão muitas vezes nessa vida, testei muitas receitas e nem sempre deram certo, mas a torcida sempre era grande, rsrs.

Minha mãe gosta de colocar gordura vegetal misturada com margarina na massa, mas eu ainda prefiro só com manteiga, porque o sabor é melhor e no recheio ela gosta de misturar molho branco para ficar mais cremoso. Nesta receita eu não coloquei, mas para descomplicar, em vez de colocar molho branco (que já dá um trabalho a parte fazer), sugiro colocar creme de leite.

Muitas pessoas gostam também de fazer a massa com banha de porco, eu já fiz, mas continuo preferindo a manteiga, porque o gosto da banha é mais acentuado.

A receita que vou ensinar hoje é muito boa, a massa se desmancha no boca. Já faço ela há algum tempo, mas tentei simplificar de modo que todos consigam reproduzir em casa, e garanto que vocês vão conseguir!

P.S. Desde que postei essa receita, fui fazendo algumas alterações para melhorar a textura, tanto da massa quanto do recheio. Você pode conferir no final desse post 🙂

Tempo de preparo: 120 minutos
Rendimento: 10 porções
Validade: 4 dias na geladeira ou 2 meses congelado
Ingredientes para a massa:

300 gramas de manteiga sem sal
1 ovo
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (450 g)

Ingredientes para o recheio:

1 kg de peito de frango sem pele e osso
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (chá) de colorau
1/2 xícara (chá) de molho de tomate pronto
1 caixa de creme de leite 200 g
Sal e pimenta do reino a gosto
Cheiro verde a gosto
400 g de requeijão cremoso (para rechear)

Modo de preparo do recheio:

Eu começo pelo recheio porque demora mais que a massa, assim enquanto ele vai esfriando, preparo a massa.

  1. Coloque o peito de frango limpo em uma panela de pressão, cubra com água e assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos.
  2. Desfie o frango e reserve.
  3. Coloque um fio de óleo na panela e refogue o alho até que comece a dourar, acrescente a cebola e refogue até murchar.
  4. Adicione o frango desfiado, o colorau, o molho de tomate e misture.
  5. Adicione o creme de leite e tempere com sal e pimenta a gosto e misture.
  6. Finalize adicionando o cheiro verde.
  7. Reserve enquanto esfria.
Nota:
  • Essa é a forma que eu gosto de preparar o recheio, mas você pode fazer como preferir, adicionando tomate picado, azeitona ou outros temperos.
Modo de preparo da massa e montagem do empadão:

O segredo da massa do empadão é não amassar muito, apenas o suficiente para misturar tudo. Quanto mais amassar, mais o glúten da farinha de trigo vai se desenvolver e a massa vai ficar elástica, isso dificulta na hora da montagem e a massa corre o risco de não ficar crocante.

  1. Coloque a farinha peneirada com o sal em uma tigela grande, adicione a manteiga cortada em cubos pequenos e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa grossa.
  2. Adicione o ovo, previamente batido com um garfo e misture tudo com a mão até unir tudo e formar a massa.
  3. Coloque em um saco plástico e leve à geladeira para descansar por 30 minutos.
  4. Para forrar a forma você vai precisar de aproximadamente 2/3 da quantidade de massa.
  5. Abra com a ajuda de dois plásticos (para não grudar no rolo), com espessura de aproximadamente meio centímetro. Se você não conseguir abrir de uma vez, abra pedaços e vá emendando na forma.
  6. Forre o fundo e as laterais da forma com a massa, e pressione com os dedos para ajustar bem à forma. O excesso de borda você vai cortar na hora de fechar a torta. Usei uma forma de fundo removível, de 23 cm de diâmetro por 5 cm de altura. 
  7. Espalhe metade do recheio sobre a massa.
  8. A seguir, espalhe o requeijão com a ajuda de uma colher e cubra com a outra metade do recheio.
  9. Abra a outra parte da massa e cubra o empadão.
  10. Pressione o dedo nas laterais para cortar o excesso de massa. Você também pode tirar o excesso com uma faca.
  11. Se preferir, decore com as sobras de massa.
  12. Bata uma gema de ovo, rapidamente com um garfo, pincele sobre o empadão e leve para assar por 1 hora, em forno preaquecido a 180°C.
Notas sobre as alterações:
  • Ao invés de adicionar duas gemas à massa, testei adicionando um ovo inteiro, e deu certo. Sendo assim, não precisamos descartar 2 claras.
  • Aumentei a quantidade de manteiga de 250 g para 300 g, dessa forma, a massa ficou mais quebradiça e não senti a necessidade de adicionar água.
  • Com o tempo cheguei a conclusão que o recheio precisava ser mais úmido e cremoso, por isso comecei adicionar o creme de leite, que pode ser substituído por molho branco, como minha mãe fazia.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário