Empanadas argentinas

Aqui em casa nós amamos empanadas, a primeira vez que eu provei foi na feirinha da praça Osório, que acontece no inicio de cada estação, aqui em Curitiba. A de camarão é a minha preferida.

Uma vez tive a oportunidade de provar as empanadas de um restaurante na Argentina, mas infelizmente não gostei, talvez tenha ido ao restaurante errado, mas achei totalmente sem sabor, era só carne e ovo, sem tempero. E se não me engano eram fritas.

Mas teve uma época em que moramos 3 meses em Canasvieiras, uma praia de Florianópolis, e boa parte dos moradores de lá são argentinos. Pois bem, na frente do nosso apartamento tinha um restaurante argentino chamado Carlitos, onde eu comi as melhores empanadas da minha vida, dava vontade de comer todo dia, porque além de deliciosas era só atravessar a rua que a gente já estava no restaurante.

E nós comemos tantas vezes lá, que eu praticamente descobri todos os ingredientes dos recheios, que por sinal eram todos deliciosos. Um dos nossos preferidos era abóbora com carne seca, que com certeza teve influencia brasileira, hehe!

Um tempero muito marcante nos recheios das empanadas é o cominho, que na minha opinião é indispensável, além do pimentão vermelho e da pimenta. E tem um ingrediente que dá um toque muito especial no sabor: a uva passa, em especial nos recheios de carne e berinjela.

Eu não sei como era feita a massa da empanada que a gente comia em Canasvieiras, se era com banha ou manteiga, mas como não tenho costume de usar banha, tentei reproduzir em casa com manteiga e achei que ficou muito parecida.

Tempo de preparo: 150 minutos
Rendimento: 40 empanadas
Validade: 3 dias na geladeira e 60 dias congelada

Ingredientes da massa:

1 kg de farinha de trigo

200 gramas de manteiga, em temperatura ambiente

2 colheres (chá) de sal

500 ml de água morna

Ingredientes para o recheio de carne seca com abóbora:

350 gramas de abóbora cabotia, sem casca e cortada em pedaços pequenos

400 gramas de carne seca cozida e desfiada

1 cebola picada

2 dentes de alho picado

Sal e pimenta do reino a gosto

Cheiro verde a gosto

Ingredientes recheio de carne moída:

500 gramas de carne moida

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 pimentão vermelho picado

1 tomate sem sementes picado

1 colher (sopa) de cominho em pó

1/2 xícara (chá) de uva passa

1/2 xícara (chá) de azeitonas em rodelas

Sal e pimenta a gosto

5 colheres (sopa) de molho de tomate pronto

Cheiro verde a gosto

3 ovos cozidos e picados

Ingredientes para o recheio de berinjela:

2 berinjelas cortadas em cubos pequenos

1 cebola picada

1 pimentão vermelho picado

2 dentes de alho picados

2 colheres (chá) de cominho em pó

1/2 xícara (chá) de uva passa

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo da massa:
  1. Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande, adicione a manteiga em temperatura ambiente e o sal.
  2. Adicione metade da água e amasse com a mão, continue adicionando o restante da água e amassando. Normalmente eu uso toda a água, mas pode depender da umidade do ambiente. A massa não pode ficar dura.
  3. Coloque a massa sobre uma bancada (não precisa enfarinhar) e sove até que fique lisa.
  4. Cubra com um plástico e deixe descansar por 20 minutos antes de usar. 
Modo de preparo do recheio de abóbora com carne seca com abóbora:
  1. Em uma panela, coloque um fio de óleo e frite o alho até dourar, adicione a cebola, a abóbora e refogue em fogo médio, sempre adicionando um pouquinho de água para não queimar.
  2. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Quando a abóbora estiver bem cozida, adicione a carne seca, refogue mais um pouquinho e finalize com salsinha e cebolinha picadas. Eu usei a carne seca desfiada da Vapza. 
Modo de preparo do recheio de carne moida:
  1. Em uma panela, coloque um fio de óleo e frite o alho até dourar, adicione a carne moida e refogue.
  2. Quando a carne secar e começar a dourar, adicione a cebola, o pimentão, tempere com sal, pimenta e o cominho. Refogue por uns 2 minutos.
  3. Adicione a uva passa, o tomate picado, o molho de tomate e o cheiro verde.
  4. Refogue por um minuto, desligue o fogo e finalize com as azeitonas e os ovos cozidos picados.
  5. Espere o recheio esfriar para rechear as empanadas. 
Modo de preparo do recheio de berinjela:
  1. Em uma panela, coloque um fio de óleo e frite o alho até dourar, adicione a berinjela, a cebola, o pimentão e refogue até a berinjela ficar bem cozida.
  2. Tempere com sal, pimenta e o cominho.
  3. Adicione a uva passa, refogue mais um minuto e desligue o fogo. 
Montagem da empanada:
  1. Sobre uma bancada limpa (não precisa enfarinhar) abra a massa com ajuda de um rolo, com mais ou menos meio centímetro de espessura. 
  2. Corte discos de massa e abra-os com os dedos sobre a bancada até a massa ficar bem fininha. Eu faço isso porque depois que corta com o cortador a massa encolhe um pouco e fica mais grossa. 
  3. Umedeça as bordas da massa com água, coloque o recheio do centro e feche em forma de pastel. Pressione bem as bordas com os dedos e faça a “dobrinha” da empanada ou feche pressionando com um garfo. 
  4. Coloque as empanadas em uma forma untada com óleo, se for antiaderente não precisa, pincele gema de ovo batida (com um pouquinho de leite para diluir) e leve para assar em forno preaquecido a 250 graus, por aproximadamente 20 minutos ou até dourar. Uma atualização: Hoje em dia, gosto de assar 15 minutos, depois mais 5 minutos no grill, ou até ficar bem tostada (digo, quase queimada) na superfície.

Deixe um comentário