Flamboesa

Onigiri

O onigiri é um bolinho japonês muito gostoso feito de arroz cozido, com ou sem recheio. Os recheios mais comuns são umeboshi – uma ameixa em conserva bem salgadinha, salmão grelhado, ovas de salmão e atum com maionese.

Quando fomos para o Japão comemos muitos onigiris, porque lá é possível encontrar em praticamente todos os mercados (também conhecidos como konbinis) e o mais legal é que eles vêm em uma embalagem inteligente que separa a alga do bolinho, para manter a crocância, assim, a alga só encosta no bolinho quando abrimos a embalagem.

para matar as saudades do Japão, pesquisei sobre a receita na internet e aprendi a fazer em casa. Lembrando que essa é a minha versão, me desculpem os japoneses se faço alguma coisa errada, mas achei que ficou tão idêntico ao que comemos lá, hehe!

Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 6 porções
Validade: 3 dias na geladeira

Para o arroz:

1 xícara (chá) bem cheia de arroz para sushi

2 xícaras (chá) de água fria

Tempero furikake

Gergelim

Para o recheio:

1 lata de atum em pedaços ou solido

3 a 4 colheres (sopa) de maionese

Para montar:

Folha de alga nori

Modo de preparo do arroz: 
  1. Lave o arroz em água corrente, mexendo com os dedos delicadamente, para não quebrar os grãos que são delicados, até a água sair transparente. Eu uso uma peneira para fazer esse processo.
  2. Escorra a água, coloque o arroz em uma panela e adicione a água fria. Não precisa adicionar óleo, sal e nem temperos, apenas o arroz e a água mesmo.
  3. Cozinhe em fogo medio/alto com a tampa entreaberta, pois borbulha bastante, até a água secar quase totalmente e você ver que está só no fundo da panela.
  4. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe até secar totalmente. 
  5. Desligue o fogo e deixe descansar com a tampa fechada por 10 minutos.
  6. Depois disso, retire o arroz da panela e coloque em um prato, para esfriar um pouco.
  7. Quando estiver morno/frio salpique o furikake a gosto e misture. Nesse furikake tem pedacinhos de salmão, alga e gergelim. Você também pode adicionar gergelim extra, eu compro um que ja vem com sal.
Modo de preparo do recheio:
  1. Prepare o recheio enquanto cozinha o arroz.
  2. Para isso, escorra a água do atum, coloque-o em uma tigela e misture com a maionese. Muito fácil!
Montagem do onigiri:
  1. Em uma tigela pequena, coloque um pouco de água filtrada para “untar” a mão, assim não gruda no arroz. Caso você não use o furikake, que tem bastante sal, pode colocar um pouco de sal na água para ajudar a temperar o arroz.
  2. Passe um pouquinho de água no molde para untar. Lembre-se de sempre molhar a mão na água antes de pegar no arroz, pois como ele não tem óleo, gruda bastante.
  3. Coloque um pouco de arroz no fundo do molde, pressione levemente com o dedo subindo um pouquinho para as laterais. 
  4. Coloque o recheio no centro, não deixe ultrapassar a borda do molde. Eu coloco umas 3 colheres (chá) de recheio. 
  5. Cubra com mais uma camada de arroz e pressione delicadamente a tampa do molde para comprimir tudo. Se apertar muito forte a maionese dá uma escapada! 
  6. Para retirar do molde e só apertar a base que sai bem fácil. 
  7. Depois que montar todos os onigiris envolva na folha de alga. 
  8. Para a foto ficar mais bonita e mostrar melhor o bolinho, coloquei apenas um pedacinho de alga, mas aqui em casa a gente envolve o onigiri inteiro na alga, igual os onigiris que comemos no Japão.
  9. Lembrando que fica mais gostoso se envolver na alga só na hora de comer, porque a alga fica murcha muito rápido.

Notas:

  1. Eu comprei meu molde de onigiri na Daiso, vem 2 tamanhos, um pequeno e um médio, eu uso sempre o médio.
  2. Vocês também podem encontrar o molde em lojas que vendem produtos japoneses. Aqui em Curitiba tem no mercado municipal.
  3. Se você não tiver o molde, pode moldar na mão mesmo, é só molhar sempre na água para não grudar.
  4. Na primeira vez que fiz eu não tinha o molde próprio, então moldei em uma marmitinha de onigiri que comprei no Japão, mas já vi na Daiso aqui do Brasil também.
  5. O furikake não é obrigatório, os que comemos no japão não tinha, mas depois que comecei a usar, percebi que faz bastante diferença no sabor. Se você não encontrar fácil, pode salpicar um pouco de gergelim branco e preto que também fica gostoso.