Quando estivemos no Japão, descobrimos que lá é muito comum vender sanduíches de pão de forma nos Konbinis, com diversos recheios, o meu preferido era o de patê de ovo (tamago sando).
A maior surpresa foi que o pão utilizado nos sanduíches era muito fofinho, a fatia era bem alta e não tinha casca, o que deixava o sanduíche mais atraente.
Quando voltamos para o Brasil, fiquei com aquela lembrança do pão na cabeça e fui pesquisar a respeito. Descobri que o pão de leite Japonês é realmente diferente do nosso porque usa um método de cozimento asiático chamado tangzhong.
Tangzhong é uma técnica asiática que consiste em cozinhar uma parte de farinha com outra de água e leite, formando um mingau grosso. Pode parecer complicado, mas garanto que é tudo muito fácil de fazer.
Também conhecido como pão de leite de Hokkaido, esse é o pão de leite mais fofinho, cheiroso e delicioso que eu já fiz. Seu sabor é levemente adocicado, que combina perfeitamente com geléia ou manteiga. E o mais interessante de tudo é que ele se mantém fofinho por vários dias e isso se dá a forma como é preparado, usando o método tangzhong.
Dizem que esse pão de leite teve origem na ilha de Hokkaido, no Japão, e tem esse nome porque é feito com o leite produzido no local.
Então digamos que esse aqui é um pão “inspirado” no de Hokkaido, uma vez que a receita original é feita com o leite das vaquinhas japonesas.
Tempo de preparo: 4 horas
Rendimento: 1 pão médio
Validade: 7 dias
Para o mingau de farinha (método tangzhong):
25 g de farinha de trigo
60 ml de leite
60 ml de água
Para o pão:
2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (375 g)
1/4 xícara de açúcar cristal (50 g)
2 e 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco (7 g)
1 colher (chá) de sal
120 ml de leite (1/2 xícara)
1/2 xícara do mingau acima
1 ovo
60 g de manteiga amolecida
Modo de preparo:
- Comece preparando o mingau de farinha com o método tangzhong.
- Em uma panela, misture a farinha, o leite e a água até ficar homogêneo.
- Cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo sempre, até engrossar, como se fosse um mingau mais firme.
- Coloque o creme em uma tigela, cubra filme plástico filme e espere esfriar.
- Na tigela da uma batedeira com um gancho de massa, adicione a farinha de trigo peneirada, o açúcar, o fermento, o sal e misture por alguns segundos. Você pode amassar com as mãos, só talvez dê um pouco de trabalho na parte em que a massa fica mais mole.
- Adicione o ovo levemente batido, o leite, 1/2 xícara do mingau e bata em velocidade baixa por 5 minutos.
- Adicione a manteiga amolecida e bata por mais 5 minutos, em velocidade baixa, até a manteiga se misturar bem à massa. A textura da massa fica levemente grudenta.
- Aumente a velocidade para média e bata por mais 5 minutos, até a massa ficar lisa.
- Coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada e faça uma bola.
- Coloque em uma tigela grande untada com óleo. Cubra com um plástico e deixe crescer em um lugar quente até dobrar de tamanho, leva aproximadamente 1 hora.
- Após isso, coloque a massa na bancada levemente enfarinhada e divida em 3 partes iguais. Forme 3 bolinhas de massa, cubra e deixe descansar 15 minutos. Se você usar uma forma mais comprida, pode dividir a massa em 4 partes.
- Enquanto isso, unte uma forma de pão com manteiga e enfarinhe. Minha forma tem um tamanho médio, mede 22 x 10 x 9 cm.
- Abra cada bolinha de massa com um rolo, mas não precisa esticar muito. Dobre as laterais para dentro, em seguida faça um rolinho que fique da largura da forma.
- Acomode os rolinhos na forma, cubra e deixe descansar por mais 1 hora ou até que a massa cresça até a borda da forma.
- Preaqueça o forno a 180 graus.
- Misture uma gema de ovo com algumas gotas de leite e pincele sobre a superfície do pão.
- Asse por cerca de 40 minutos. Tente assar na grade de baixo do forno, para não tostar muito. Eu assei mais em cima e ficou bem escuro, rsrs!
- Espere esfriar uns 10 minutos na forma, depois desenforme e coloque em uma grade para esfriar por completo.