Esse tipo de doce feito com base de leite ninho não é tão atual quanto a gente pensa, já existe há algum tempo, desde que comecei a realmente me interessar pela culinária eu via muitas receitas desse tipo nos programas que passavam a tarde (Note e anote, Palmirinha, Mulheres). Vai ver por isso meu grande interesse por receitas com leite em pó, não nego minhas origens, hehe!
Época em que eu não tinha conhecimento suficiente para identificar um chocolate fracionado de um nobre. Isso porque minha mãe fazia bombons de chocolate fracionado para vender e eu e minha irmã nos deliciávamos, como se fosse o melhor chocolate do mundo.
Lembro que no caderno de receitas da minha cunhada tinha uma receita com nome de “chocolate caseiro” que era feita com leite em pó e Nescau, mas eu já era entendida o suficiente para saber que não era chocolate de verdade, hehehe!
Também era dessa época o famoso salame de chocolate, com bolacha maria picada, que eu sempre via nas revistas de receitas e tinha muita vontade de fazer. Um dia ainda vou ensinar aqui no blog, também para matar minha vontade da juventude.
Uma dica legal para servir esse rocambole como docinho de festa é fazer na versão mini, passar no leite em pó e colocar em forminhas.
Já ensinei aqui no blog uma versão parecida, com recheio de beijinho, é só clicar aqui para ver.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 15 porções
Validade: 7 dias
Para a massa de leite ninho:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite em pó sem açúcar
1/2 xícara (chá) de açúcar impalpável
3/4 de lata de leite condensado (medida aproximada)
6 colheres (sopa) de nutella
Modo de preparo:
- Em uma tigela, coloque o leite em pó, o açúcar impalpavel e misture.
- Adicione o leite condensado ao poucos misturando com uma colher.
- Quando formar uma massa mais pesada e grudenta, coloque na bancada polvilhada com um pouco de leite em pó e sove rapidamente para formar uma massa uniforme.
- Se houver necessidade polvilhe mais um pouco de leite em pó, lembrando que a massa não pode ficar dura, senão racha na hora de enrolar. Deve ficar um pouco grudenta.
- Abra a massa com a ajuda de dois sacos plásticos, com espessura aproximada de meio centímetro. Eu dividi a massa ao meio e abri em 2 vezes para não ficar muito grande.
- Remova o plástico de cima e espalhe a Nutella sobre a massa com o auxilio de uma colher, deixando uma borda de 1 centímetro livre.
- Enrole com a ajuda do plástico de baixo, cubra com o mesmo plástico e leve ao freezer por 30 minutos, para ficar mais firme.
- Retire do freezer e corte fatias de mais ou menos 1 centimetro.
Dica:
- Você pode passar cada fatia no leite em pó para selar e não vazar Nutella, caso fique em temperatura ambiente. Se ficar sempre na geladeira não há necessidade.