Provavelmente esta será a receita mais fácil de sorvete que você vai ver na sua vida, principalmente porque não precisa nem de sorveteira. Aliás, eu sempre quis ter uma, mas é do tipo de coisas que a gente sempre vai deixando de lado, por não ser tão fundamental na cozinha.
Essa receita não tem nenhum segredo, a base é o leite condensado e o creme de leite, que são os ingredientes responsáveis pela cremosidade desse sorvete. Tendo essa base, você pode fazer diversos sabores! Já fiz de uva, café, manjericão e até queijo.
Ingredientes:
200 gramas de mirtilos frescos ou congelados
200 gramas de amoras frescas ou congeladas
1/4 xícara (chá) de água
suco de 1 limão
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
400 gramas de creme de leite (de caixinha)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de emulsificante
Modo de preparo:
- Comece preparando a geleia, para isso, coloque os mirtilos, as amoras, o açúcar, o suco de limão e a água em uma panela. Cozinhe em fogo medio/baixo por mais ou menos 15 minutos, ou até reduzir a agua e as frutas estejam bem cozidas.
- Reserve até esfriar.
- No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado, a geleia e a baunilha por uns 2 minutos, até que fique bem cremoso.
- Leve para congelar em uma tigela ou forma de metal, coberta com um plástico, por 2 horas. Não precisa congelar por completo, o centro estará mais mole.
- Retire o sorvete do freezer e coloque na tigela da batedeira.
- Adicione o emulsificante e bata por 3 minutos.
- Leve novamente para gelar por 6 horas, e desta vez, no pote que você quiser que fique definitivo.
Dica:
- Você também pode substituir uma das frutas por morango, fica uma delicia!