Esse bolo é um bolo de sabor especial, com recheio de brigadeiro branco e geleia de frutas vermelhas, e já que estamos em Dezembro, é perfeito para servir de sobremesa na ceia de natal ou ano novo.
E vocês sabem o segredo para um bolo reto e bem acabado? É claro que eu não sou a mais expert em bolos, aliás, tenho sérios problemas com bolos recheados, já errei bastante, mas estou sempre tentando melhorar. Enfim, o segredo para que o seu bolo fique retinho é montar ele na forma em que você assou e forrar as laterais com acetato. Muitas pessoas gostam de forrar forma com um plástico, desses de verdura, mas eu prefiro o acetado, porque depois que a massa é desenformada, fica um pouquinho menor que a forma e com o acetado posso ajustar para ficar bem colado nela na hora de montar o bolo, isso garante o um bolo mais reto.
Uma dica importante para o seu bolo ficar mais bonito, depois de montado, cubra-o com o fundo de uma forma ou disco de isopor, pressionando levemente para ficar uniforme. Deixe-o na geladeira por pelo menos 10 horas, eu monto sempre a noite e deixo até o dia seguinte, assim ele vai ficar mais firme para cobrir.
O pão-de-ló que usei neste bolo é receita antiga da minha mãe, fica muito leve e fofinho, ela fazia quando trabalhava com encomendas, mas como ela usava uma xícara e colheres para medir os ingredientes, resolvi pesar tudo certinho, para não ter erro.
Não fiz as camadas de recheio muito altas (como nós amamos) para não ficar muito doce. Mesmo a geleia caseira não sendo tão doce como uma industrializada, ainda tem o brigadeiro branco que é bem doce. Mas tudo isso se contrasta com o pão-de-lo, que é bem suave de açúcar.
Como essa massa é mais leve e fofinha, eu não recomendo usa-lá com um recheio mais pesado que esse, e nem com mais camadas de massa, pois pode não aguentar o peso e deformar.
Ingredientes para o pão-de-ló:
6 ovos grandes
120 g de açúcar
1 pitada de sal
240 mls de água
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
220 g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
Ingredientes para a geléia de frutas vermelhas:
400 g de amoras frescas
300 g de cerejas frescas (pode substituir por mais uma bandeja de morango)
2 bandejas de morangos frescos
1 xícara (chá) de açúcar demerara ou cristal
1/4 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Suco de meio limão
Ingredientes para o brigadeiro branco:
2 latas de leite condensado
6 colheres (sopa) de leite em pó
1 pitada de sal
8 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha
Calda para umedecer o bolo:
240 mls de água filtrada
2 colheres (sopa) de licor amaretto (opcional)
3 colheres (sopa) de leite condensado
Cobertura:
3/4 xícara (chá) do chantilly de sua preferência
Modo de preparo da geléia:
- Em uma panela grande coloque os morangos limpos e picados, as cerejas cortadas ao meio sem os caroços e as amoras inteiras.
- Adicione o restante dos ingredientes, misture e cozinhe em fogo alto até começar a ferver.
- Abaixe o fogo e cozinhe por mais ou menos 50 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.
- O ponto da geléia é quando a água evapora, e as frutas estão bem cozidas e se desmanchando.
- Esmague as frutas enquanto estiver mexendo para que não fiquem pedaços muito grandes.
- Espere esfriar e guarde em um vidro limpo.
Modo de preparo do brigadeiro branco:
- Coloque o leite condensado, o leite em pó e a pitada de sal na panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não queimar, até que desprenda do fundo da panela, ponto de brigadeiro de enrolar.
- Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.
- Coloque em uma tigela para esfriar.
Modo de preparo do pão de ló:
- Separe as claras das gemas, coloque as claras na tigela da batedeira com a pitada de sal e bata até ponto de neve. Separe em outra tigela.
- Na tigela da batedeira (não precisa lavar) coloque as gemas, a água, o açúcar, o extrato de baunilha e bata em velocidade média, até triplicar de volume.
- Diminua a velocidade e adicione a farinha de trigo peneirada, uma colher por vez e quando adicionar a ultima colher e já estiver tudo misturado, desligue a batedeira. Não pode bater muito para não perder todo o ar da massa.
- Adicione as claras em neve e o fermento, misture delicadamente com um fouet de baixo para cima até que a massa fique lisa.
- Divida a massa em duas assadeiras de 20 cm de diâmetro, de preferencia de fundo removível, não precisa untar as laterais, apenas unte o fundo com manteiga e forre com um disco de papel manteiga.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 50 minutos.
- Espere a massa ficar morna para desenformar. Para isso, passe uma faca nas laterais da forma para desprender a massa e retire o papel manteiga do fundo, com cuidado porque a massa é delicada.
- Não será preciso nivelar essa massa, pois ela ja fica reta.
- Corte cada massa ao meio, resultando em 4 partes. Guarde os fundos das massas para usar um na base e outro no topo do bolo, pois eles são mais retinhos.
Montagem do bolo:
- Misture os ingredientes da calda e reserve.
- Coloque o brigadeiro em um saco de confeitar e faça um corte médio.
- Para montar o bolo coloque o acetado na lateral da forma que você o assou, sem prender com fita ainda.
- Coloque a primeira massa na forma, umedeça com a calda e com o auxilio do saco de confeitar espalhe 1/3 do brigadeiro, pode chegar até a borda. Não tem problema se ficarem espaços sem preencher no meio, a geleia vai completar esses espaços.
- Distribua 3 ou 4 colheres (sopa) de geleia sobre o brigadeiro, não espalhe até a borda, deixe um dedo de espaço para não vazar.
- Cubra com outra massa, pressione delicadamente e repita o processo. Não esqueça de umedecer a ultima massa.
- Aperte o acetado das laterais ajustando ao tamanho do bolo e cole com um pedaço de fita adesiva.
- Cubra o bolo com o fundo de uma forma ou um isopor, pressionando delicadamente para os recheios ficarem uniformes e o bolo mais reto.
- Leve à geladeira por pelo menos 5 horas para o bolo ficar mais firme. Eu sempre monto a noite e deixo de um dia para o outro na geladeira.
- Depois dessa pausa, retire o bolo da forma, com a ajuda de uma espatula grande ou com o fundo de uma outra forma, retire o bolo com cuidado e coloque no prato em que vai servir.
- Cubra com uma fina camada de chantilly, passando a espátula algumas vezes para retirar o excesso. A minha intenção era que o bolo ficasse estilo espatulado (rústico), mostrando a massa e recheio através da fina camada do chantilly, mas se preferir, pode colocar uma camada mais grossa e cobrir completamente o bolo.
- Decorei com morangos, cerejas frescas e uns galhinhos da minha árvore de natal, mas você pode decorar como preferir, use a imaginação!