Essa é a MINI TORTA DE CHOCOLATE E FRAMBOESA, uma sobremesa que além muito lindinha e fotogênica, fica deliciosa!
Para a base da tortinha nós vamos fazer um bolo de chocolate bem especial, com chocolate meio amargo 50% cacau, depois vamos cobrir essa base com framboesas e finalizar com um mousse de chocolate bem cremoso e aerado, do jeito que a gente ama
Vamos lá para a receita?
Tempo de preparo: 60 minutos + pausa na geladeira
Rendimento: 4 porções
Validade: 5 dias na geladeira
Para o bolo de chocolate:
4 ovos
60 gramas de açúcar
30 g de amido de milho
7 gramas de cacau em pó (1 colher de sopa)
1 pitada de sal
100 g de chocolate meio amargo 50% cacau
Para o mousse de chocolate:
200 g de chocolate meio amargo
100 ml de leite
60 g de açúcar
3 folhas de gelatina
400 g de nata (para bater chantilly)
Para rechear e decorar:
250 g de framboesas
Raspas de chocolate
Preparo do bolo de chocolate:
- Separe as gemas das claras e bata as gemas com o açúcar até formar um creme mais claro com o dobro de volume.
- Adicione o amido de milho peneirado com o cacau em pó e a pitada de sal e misture com uma espátula ou fouet.
- Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, em seguida adicione à massa e misture.
- Bata as claras em neve, adicione metade à massa, misturando delicadamente com um fouet ou espátula, em seguida misture a outra metade.
- Unte apenas o fundo de uma forma quadrada de 20x20cm, forrada com papel manteiga e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC, por 15 minutos.
- Retire do forno e reserve até esfriar.
- Desenforme a massa e com um cortador de 7 cm de diâmetro corte 4 discos. Você pode fazer discos menores também, vai render mais.
- Organize os discos de bolo sobre uma tábua ou prato reto e distribua as framboesas com a parte mais fina para cima, preenchendo toda a base.
- Coloque uma tira de acetato em volta de cada disco e prenda com um pedaço de fita adesiva, para não abrir. Vocês encontram as tiras de acetado facilmente em lojas ou sites que vendem produtos de confeitaria, eu comprei a tira com 10 cm de altura e cortei para ficar com 6 cm, mas para descomplicar vocês podem comprar a tira de 5 cm de altura, a tortinha só vai ficar um pouquinho mais baixa.
- Reserve enquanto prepara o mousse.
Preparo do mousse de chocolate:
- Hidrate as folhas de gelatina em água gelada por 10 minutos.
- Retire as folhas da água e aperte delicadamente para tirar o excesso de água.
- Em uma panela, coloque o leite, o açúcar e a gelatina.
- Aqueça em fogo baixo, apenas até derreter a gelatina e desligue o fogo. Evite ferver a gelatina para não perder a capacidade de gelificação.
- Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, adicione metade à gelatina e misture bem, depois acrescente a outra metade e misture até que esteja bem incorporado. Reserve.
- Coloque a nata gelada em uma tigela e bata até formar um chantilly leve.
- Adicione a mistura de gelatina e chocolate aos poucos, enquanto bate.
- Bata até que forme um creme com textura bem cremosa e leve. Lembrando que não pode ficar mole do tipo que escorre, pois pode descer muito e esconder as framboesas. Uma dica caso fique mole é colocar no freezer por uns 5 minutos a bater mais um pouco.
- Para facilitar a montagem, coloque o mousse em um saco de confeitar grande e faça um corte médio.
Montagem da tortinha:
- Com as bases preparadas, cubra com o mousse de chocolate, posicionando o bico no centro da tortinha e preencha até o topo do acetado.
- Finalize nivelando a superfície com uma espatula e leve as tortinhas à geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir, mas eu sempre recomendo deixar na geladeira de um dia para o outro, para garantir a textura perfeita.
- Após a pausa na geladeira, retire o acetado das tortinhas com cuidado, decore com raspas de chocolate e framboesas. Eu decorei também com uma florzinha branca chamada flor de mel (Alisso) e uma folha de manjericão, mas é opcional.
Dicas:
- Como é um pouco mais difícil encontrar framboesa aqui no Brasil, também é possível fazer com morangos (pequenos) e amoras.
- A nata também pode ser substituída por creme de leite fresco.
- Nesta receita a nata não pode ser substituída por creme de leite de lata.
- Como sobram uns pedaços de bolo e mousse, para não ter desperdício (se é que isso é possível, já que fica tão bom), você pode fazer um bolo no pote.