Esse foi meu primeiro naked cake ou bolo pelado como chamamos aqui no Brasil, e ao contrário do que eu sempre pensei é um bolo muito fácil e rápido de fazer, principalmente por não ter que se preocupar com a cobertura.
Já vi muitos bolos que nem dava vontade de comer, porque parecia ter só massa e pouco recheio, mas eu garanto que esse fica muito gostoso com a mistura do creme de cream cheese e as frutas.
Para a massa:
Essa é uma massa do tipo leve e fofinha, então eu recomendo só para esse mini bolo de 13 cm, que não recebe tantas camadas pesadas. Se você for fazer um bolo maior, recomendo uma massa amanteigada mais firme.
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1. Bata as claras em neve e reserve.
2. Bata as gemas com o açúcar, a manteiga e a baunilha até obter um creme mais claro e fofo.
3. Acrescente o leite aos poucos intercalando com a farinha de trigo.
4. Incorpore delicadamente as claras reservadas e o fermento em pó.
5. Distribua a massa em 3 assadeiras pequenas redondas, aqui eu usei 3 de 13x7cm. As assadeiras devem ser untadas e enfarinhadas, mas antes de enfarinhar forre o fundo com um disco de papel manteiga, para facilitar na hora de desenformar e ficar mais lisinho.
6. Asse o forno pré aquecido a 180-200ºC durante 40 minutos, aproximadamente, ou faça o teste do palito. Deixe amornar e desenforme.
Recheio e cobertura:
150 gramas nata gelada (daquelas de potinho que vira chatillly)
200 gramas cream cheese gelado
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
Frutas vermelhas para rechear e decorar (morango fatiado, framboesa, mirtilo e amora).
Calda de sua preferência para dar uma leve umedecida no bolo (opcional)
1. Misture o cream cheese com o açúcar por aproximadamente 1 minuto. Pode ser com um fouet ou batedeira.
2. Acrescente a nata e a baunilha e bata até perceber que ficou um pouco mais firme. Se não for usar na hora, reserve na geladeira.
Para umedecer:
1 medida de leite condensado
4 medidas de leite
1. Eu meço com o dedo, por exemplo, coloco um dedo de leite condensado em um copo e coloco mais ou menos 4 dedos de água filtrada, mas se você gostar da calda mais doce pode colocar mais leite condensado, é a gosto. Depois é só misturar e usar para umedecer qualquer bolo.
Montagem:
1. Depois de desenformar as massas nivele-as cortando a parte mais alta com uma faca de pão.
2. Para montar o bolo coloque uma massa, umedeça levemente com a calda que preferir, o importante é que não seja muito doce e não pode molhar muito senão o bolo quebra com o peso da massa de cima.
3. Espalhe um pouco de recheio, cuidando pra não carregar muito nas bordas, pois quando colocar a outra massa em cima pode escorrer, e em cima coloque um pouco de frutas, eu usei morangos picados e framboesas inteiras.
4. Cubra com a outra massa também umedecida e repita o processo de recheio. Lembre-se de guardar a massa mais bonita para o topo do bolo.
5. Cubra com a última massa, espalhe o recheio restante e decore com as frutas. Se você tiver alguma florzinha também fica uma gracinha, eu usei umas do quintal que não eram comestíveis, só para a foto.
Dica:
Se o bolo ficar torto ou com algum lado mais baixo, você pode arrumar colocando frutas nas partes que quer levantar.