Essa é a versão semi-integral do pão de fermentação lenta que já ensinei aqui no blog. Eu chamo de semi-integral porque substituí apenas metade da farinha branca por farinha integral e ainda não testei 100% com farinha integral.
Como os pães com farinha integral normalmente ficam um pouco mais pesados e crescem menos, aumentei um pouquinho a dose de fermento, mas foi um aumento bem sutil.
Para saber um pouco mais sobre esse pão é só clicar aqui.
Ingredientes:
Medida da xícara: 240 ml
2 xícaras de farinha de trigo branca (300 g)
1 xícara de farinha de trigo integral (150 g)
1/2 colher (chá) de fermento biológico seco (2 g)
1 e 1/2 colher (chá) de sal (10 g)
1 e 1/2 xícara de água filtrada morna (360 ml)
5 colheres (sopa) de sementes (misturei gergelim branco, linhaça, chia, pepita de girassol e semente de abóbora sem casca)
Preparo:
- Em uma tigela grande, adicione a farinha de trigo branca peneirada, a farinha de trigo integral, o fermento, o sal e misture bem com uma colher de pau.
- Adicione toda a água e mexa com a colher de pau até que tudo esteja bem misturado, leva mais ou menos 1 minuto. A massa vai ficar bem úmida e nada uniforme, é assim mesmo.
- Cubra com um plástico, depois um pano de prato por cima e deixe fermentar em temperatura ambiente, longe de corrente de ar, até o dia seguinte. Esse processo de fermentação lenta pode levar de 8 a 18 horas, por isso é legal fazer a noite para finalizar no dia seguinte.
- A massa vai triplicar de volume, ficar cheia de bolhas pequenas e continuar grudenta. Aqui está frio e eu deixo fermentando umas 14 horas.
- Após a fermentação, retire a massa da tigela, “molhando” os dedos na farinha de trigo para não grudar e coloque-a sobre uma bancada bem enfarinhada. A quantidade de farinha vai depender da necessidade, conforme achar que está grudando muito, você pode adicionar mais.
- Essa massa não precisa ser muito trabalhada, porém neste caso para incorporar as sementes, será preciso manuseá-la um pouco. Para isso, aproveitando que a superfície da massa está bem grudenta, polvilhe um pouco das sementes, puxe a massa da borda para o centro cobrindo todas as sementes.
- Repita o processo até adicionar todas as sementes. Eu fiz esse processo 3 vezes para incorporar todas as sementes.
- Depois de formar a bola, você precisa deixar a massa crescer antes de assar.
- Coloque o pão em um recipiente forrado com papel antiaderente (eu uso o dover), não pode ser papel manteiga, infelizmente gruda. Esse recipiente deve ter mais ou menos o tamanho da panela em que você vai assar depois.
- Cubra e deixe crescer por aproximadamente 2 horas, até dobrar de tamanho.
- 20 ou 30 minutos antes de assar, pré-aqueça o forno em 250 graus, com a panela em que você vai assar dentro, com a tampa. Eu uso uma panela de ferro de 22 cm.
- Assim que o forno estiver aquecido, retire a panela de dentro, com muito cuidado para não se queimar, retire a tampa, transfira o pão para a panela, se tiver usando o papel Dover, transfira com ele, caso não esteja usando o papel, polvilhe um pouco de fubá no fundo para o pão não grudar, (não precisa untar) e transfira o pão com cuidado, para não esmagar e perder a fermentação.
- Borrife um pouco de água sobre o pão e polvilhe algumas sementes ou farinha, faça um corte (ou quantos quiser) com uma lâmina ou faca afiada. Borrife mais um pouco de água sobre o pão, feche imediatamente e leve ao forno.
- Asse com a tampa fechada em 250 graus, por 30 minutos, depois retire a tampa, reduza o forno para 220 graus e asse por mais 15 a 20 minutos, ou até dourar bem.
- Quando o pão sair do forno, deixe esfriar um pouco e coloque em uma grade para terminar de esfriar.