Torta de ricota com frutas vermelhas

Eu nunca tinha feito torta de ricota dessa forma, estava procurando no Pinterest uma receita para fazer com as raras e preciosas frutas vermelhas que tinha aqui mas queria uma bem especifica para aproveitar as frutas mas não achei muitas, foi aí que a receita do blog Cooking with Manoela me ajudou bastante.

Fiz a base com uma massa de torta básica (pâte sucrée) e o recheio com ricota e leite condensado na intenção de ficar mais cremoso.

Pelo que pesquisei a torta de “ricotta” é comum na Itália, mas na versão deles não vai leite condensado, normalmente vai açúcar e creme de leite.

Quando tirei do forno, toquei na superfície e pensei: Eita, vai ficar dura! Mas para minha surpresa, depois que eu desenformei e cortei me surpreendi com a textura do recheio. Fica firme porém cremoso. Talvez nem precise do amido de milho, mas como ia em todas as receitas que pesquisei, achei que era importante adicionar.

Eu achei uma delicia, não ficou doce demais e as frutas vermelhas deram um toque cítrico muito bom.

A decoração é a gosto. Eu usei um pouco da geléia de frutas vermelhas que sempre tenho congelada e algumas frutas vermelhas.

Lembrando que é possível fazer com morangos e amoras também. Espero que gostem!

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Validade: 7 dias 

Para a base:

250 g de farinha de trigo
150 g de manteiga gelada
50 g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo

Para o recheio de ricota:

500 g de ricota
1 lata de leite condensado
3 ovos
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
10 g de amido de milho
100 g de framboesas
100 g de mirtilos
1 colher (chá) de farinha de trigo (para enfarinhar as frutas)

Para decorar:

Geléia de frutas vermelhas
Frutas vermelhas

Preparo da base:
  1. Em uma tigela, adicione a farinha de trigo peneirada, o açúcar, o sal e misture rapidamente.
  2. Adicione a manteiga gelada em cubos pequenos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa fina.
  3. Adicione o ovo levemente batido e misture até tudo se unir e formar a massa. Nesse momento se não der liga, adicione um pouquinho de água gelada.
  4. Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada e cubra o fundo e laterais de uma forma com fundo removível de 20 cm de diâmetro. Minha forma tem 7 cm de altura e eu não cobri até a borda, deixei um dedo sem massa. Você pode também usar uma forma um pouquinho maior, a diferença é que a torta ficará mais baixa.
  5. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
Preparo do recheio:
  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Em um liquidificador adicione os ovos, o leite condensado, a ricota em pedaços, a baunilha, o amido e bata por uns 3 minutos, até formar um creme bem lisinho.
  3. Despeje metade do creme sobre a massa.
  4. Coloque as frutas em uma tigela e misture delicadamente com a farinha de trigo. A intenção da farinha era para que as frutas não fossem parar todas no fundo, porém não sei se foi a farinha que ajudou ou elas iriam boiam de qualquer forma, haha!
  5. Adicione as frutas e cubra com o restante do creme.
  6. Coloque a forma da torta dentro de outra forma (caso vase gordura da massa) e leve para assar por aproximadamente 50 minutos ou até a massa dourar.
  7. Deixe esfriar e desenforme.
  8. Decore com um pouco de geléia de frutas vermelhas e frutas. Essa parte é a gosto e opcional.

 

Deixe um comentário